Proposta Pedagógica

A Proposta Educativa Cordimariana compreende quatro objetivos fundamentais:

1 – Possibilitar a todos, em especial aos educandos, serem agentes do seu processo de desenvolvimento, tendo em vista a formação para a cidadania e a construção da solidariedade numa sociedade pluralista;
2 – Oportunizar a cada educando tornar-se comunitário, crítico, criativo e responsável;
3 – Proporcionar um ensino de qualidade, promovendo a vivência de um currículo que:

• favoreça a ampliação do processo de construção do saber;
• incentive a pesquisa e valorize a descoberta;
• realize atividades significativas e desafiadoras;
• promova a interação e a expressão sob as mais diversas formas;
• proponha uma transformação social, investindo, por isso, em um posicionamento político e socioeconômico crítico e no conhecimento adequado da realidade.

4 – Desenvolver no aluno o cultivo da fé, estimulando-o a revelar o Coração
de Maria em sua compaixão e misericórdia.

A educação cordimariana deve voltar-se, portanto, para as seguintes funções:

a) construção da identidade (das pessoas e dos grupos);
b) desenvolvimento da ciência para uma compreensão mais precisa da realidade;
c) domínio da técnica como instrumento de transformação da realidade para o bem-estar de todos;
d) exercício da convivência.

 Essas funções, que se podem traduzir por ensinar/aprender a SER, a CONHECER, a FAZER e a CONVIVER, implicam o desenvolvimento de competências e habilidades individuais, o respeito pela diversidade, a preservação do ambiente e da vida, a luta pela democracia e pelo direito das minorias, a valorização da história do conhecimento, a luta contra preconceitos de qualquer espécie (social, racial, sexual, outras).
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